A 12 de Outubro de 1894 nasceu em Braga, cidade
importante no Norte de Portugal, a Saboaria e Perfumaria Confiança, por dois
homens, Silva Almeida e Santos Pereira.
No momento de sua fundação, talvez os seus criadores
nunca haviam imaginado a tamanha reputação que a sua marca viria a alcançar, as
pessoas começaram a associar Confiança a qualidade, toda ela presente na sua
especialidade, os sabonetes do tipo Offenbach. Os seus produtos eram vendidos
maioritariamente em Portugal e em todo o mundo colonial português. Como no
início do século passado a maior parte dos produtos no sector da saboaria e
perfumaria eram importados, os sabonetes Confiança tiveram alguma dificuldade
em expandir-se no mercado.
É então, que com o alcance de uma boa reputação e através
do testemunho de boca-em-boca, a empresa consegue inverter a situação dominante
dos produtos importados, muito por causa da elevada qualidade dos seus produtos.
Em 1910, a empresa cria as suas primeiras marcas, adaptando os desenhos das
embalagens e as formas originais dos seus sabonetes, contribuindo para a
afirmação das marcas próprias e o seu reconhecimento, que com o aperfeiçoamento
dos seus processos fabris, conseguiu conquistar novos mercados e aumentar o
volume de negócios. Por esta altura, a empresa adquire uma tipografia e uma
cartonagem, instaladas nas suas fábricas, e passa a produzir as suas
embalagens.
Em 1919, a gama de produtos produzidos e comercializados
pela Confiança estendeu-se a sabonetes perfumados, finos, transparentes, pó de
arroz, águas de colónia, sabonetes medicinais, extractos extrafinos e óleos
provenientes das então colónias Portuguesas.
Em 1920, a própria Confiança passa a investigar e a desenvolver
novas fórmulas químicas e processos de fabrico, culminando no registo de
diversas patentes.
A confiança foi-se sempre adaptando à modernização do
estilo de vida, mais sobretudo nos anos 80, criando novos géis de banho e
champôs perfumados, respondendo à demanda da procura de novos produtos pela
parte dos seus clientes.
Em 2005, a empresa entrou em dificuldades financeiras,
mas foi recapitalizada por um capital de risco português.
As influências artísticas da Arte Nova e da Arte Deco,
que se fizeram sentir nos anos 20, estão ainda bem patentes nos produtos
clássicos da Confiança. A combinação da forma, aliada às características
do sabonete e à embalagem, é uma arte na Confiança passada entre gerações.
Assim se conserva toda a sua essência.
A experiência adquirida com este
método de saponificação permitiu evoluir para a manipulação dos óleos vegetais
mais nobres do que os animais, tais como o de coco, palma e palmiste com os
quais se continuou a fazer massa de sabão mas agora para os chamados sabonetes
finos e de toilette. A Confiança desde cedo liderou no sector, lançando os
famosos “sabonetes transparentes” (vulgos glicerinas), os sabonetes técnicos
(incluindo medicinais) e tanto outros integralmente à base de coco. Tais
sabonetes com elevado teor em ácidos gordos, proporcionam uma acção de limpeza
e tratamento bastante eficaz, contendo propriedades benéficas à pele. São características disso a sua cor
branca tão característica e o baixo teor de humidade. Os ingredientes usados
são de origem natural vegetal e não são testados em animais. Os sabonetes são manipulados
obedecendo às melhores práticas de fabrico na indústria cosmética.
On October 12, 1894 was born in Braga, an important city in the North of Portugal, the Saboaria e Perfumaria Confiança, by two men, Almeida Silva e Santos Pereira.
At the time of its founding, perhaps its creators had never imagined such reputation that his brand would achieve, people began to associate Confiança to quality, all of it present in their specialty soaps like Offenbach. Their products were sold mainly in Portugal and worldwide colonial Portugal. As at the beginning of the last century the most products in the field of perfumery and soap manufacture were imported Confiança soaps had some difficulty expanding in the market.
It is then that the range of a good reputation and through the testimony of mouth-to-mouth, the company can reverse the situation prevailing imported products, because of the very high quality of its products. In 1910, the company created its first brand, adapting the designs of packages and the original forms of their soaps, contributing to the affirmation of own brands and its recognition that with the improvement of its manufacturing processes, managed to conquer new markets and increase turnover. By this time, the company acquired a letterpress and a cartonnage, installed in its plants, and begins to produce their own packages.
In 1919, the range of products produced and marketed by Confiança extended to scented soaps, fine, transparent powder, eau de cologne, medicinal soaps, oils and extracts extrafinos from the then Portuguese colonies.
In 1920,Confiança itself begins to investigate and develop new chemical formulas and manufacturing processes, culminating in the recording of several patents.
The confidence was always adapting to modernization of lifestyle, more especially in the '80s, creating new shower gels and shampoos fragrant, responding to the demand for new products imposed by its customers.
In 2005, the company ran into financial difficulties, but was recapitalized by a Portuguese venture capital.
The artistic influences of Art Nouveau and Art Deco, which have surfaced in the 20s, are still clearly evident in classical products of Confiança. The combination of form, combined with the characteristics of the soap and of the packages,Confiança is an art passed between generations. Thus retains all its essence.
Experienced with this method of saponification, was allowed to evolve for the manipulation of plant oils nobler than animals, such as coconut, palm and palm kernel with which they do mass continued soap but now for so-called fine soaps and toilet. Confidence in the sector led early on, launching the famous "sabonetes transparentes" (vulgos glycerins), specific soaps (including medical) and others either wholly from coconut. Such soaps with a high fatty acid content, provide a wiping action and highly effective treatment containing beneficial properties to the skin. These are characteristics that its white colour so characteristic and low moisture content. The ingredients used are from natural vegetable origin and are not tested on animals. The soaps are handled in compliance with best manufacturing practices in the cosmetic industry.
Este artigo não foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico.
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